Transformação Digital

Learning Expeditions: a imersão para construir uma nova estratégia para as empresas

Learning Expeditions: a imersão para construir uma nova estratégia para as empresas

As Learning Expeditions, ou viagens de imersão, são cada vez mais praticadas. Na era da tão necessária transformação digital, as empresas colocam os seus colaboradores em viagens de imersão para garantir a sustentabilidade da empresa e desenvolver novos métodos de trabalho. E partir durante alguns dias para explorar negócios pode ser muito enriquecedor.

Porquê e como?

Os mercados e os modelos de negócio estão a evoluir a grande velocidade e os líderes das empresas precisam de disseminar uma cultura de inovação e mudança. E a ambição das Learning Expeditions é reunir pequenos grupos de colaboradores e levá-los a descobrir diferentes mundos e possíveis mudanças para quebrar a rotina e mergulhar a equipa numa atmosfera de descoberta.

Estas Learning Expeditions devem ser pautadas por espaços de reunião diversos e pessoas diversas: espaços de trabalho inovadores, startups, investidores e visitas a empresas de áreas de negócio diferentes. É essa diferença de mundos que torna estes encontros enriquecedores e que permite aos colaboradores repensar completamente o seu modelo de negócio.

As Learning Expeditions exigem preparação

Estas experiências devem ser preparadas ao longo de várias semanas, envolvendo todos os participantes, que devem fazer uma pesquisa sobre as empresas que vão visitar. Para além disso, a pessoa responsável pela inovação dentro da empresa deve corrigir o ângulo das visitas e os seus objetivos.

Para além disso, os organizadores da viagem devem ser também, os responsáveis pela criação e transmissão de uma mentalidade positiva para todos os outros participantes, colocando-os numa postura de descoberta e aprendizagem. Assim que a viagem se inicia, os seus participantes devem estar preparados para ver e ouvir tudo o que se passa ao seu redor.

Os Destinos nos quais não tinha pensado

Sim, Sillicon Valley continua a ser um destino atrativo: empresas como a Uber, Airbnb e Tesla têm líderes ultra solicitados que são também modelos de sucesso. Mas nesta lista de destinos atrativos começam também a figurar mercados emergentes como Tel Aviv, Índia, China, Cuba e África.

E para aqueles que não têm grandes orçamentos, podem desenvolver-se Learning Expeditions dentro de Portugal. Estas visitas podem incluir grandes multinacionais, startups e empreendedores que abrem a porta para os seus locais de trabalho.

Benefícios imediatos

As Learning Expeditions são uma inspiração e uma alavanca para a transformação digital dos negócios. Permitem aos gestores e às suas equipas fazer questões importantes: como transpor os modelos de trabalho aprendidos para a empresa? Como aprender culturas empresariais ágeis?

Para que seja possível criar estratégias de curto e médio prazo, é importante que os participantes destas viagens de imersão façam a reconstituição daquilo que aprenderam para todos os colaboradores da empresa. Isto aumentará a consciencialização para novos métodos de trabalho e permitirá desenvolver uma reflexão comum em toda a empresa.

O resultado mais imediato e direto destas viagens de imersão é muitas vezes a transformação dos espaços de trabalho para promover a inovação coletiva: reorganização de espaços para open spaces, mobiliário modular e espaços de convívio.

Gostava de organizar uma Learning Expedition para a sua organização? Contacte-nos através do email abilwaysdigital@ife.pt