- RHBizz - https://www.rhbizz.pt -

Fala a linguagem das startups?

Podemos tornar-nos num unicórnio com um produto MVP? Consegue perceber esta frase? As startups têm códigos próprios. Com este léxico conseguirá compreender melhor esses códigos e o seu universo!

BOOSTRAPPER

Configure o seu projeto com o menor número possível de recursos. Isso impõe criatividade e capacidade para encontrar alternativas.

BURNRATE

A velocidade com que uma empresa, que está na fase inicial, utilizará todo o seu capital antes de uma próxima captação de capital.

COWORKING

Partilha de um espaço de trabalho e a forma de trabalho preferida [1] das startups já que promove o trabalho colaborativo e a comunicação.

GROWTH HACKING

Técnica de marketing viral para promover um arranque ou para procurar o crescimento onde ele está. O objetivo é criar buzz nas redes para ganhar notoriedade [2], promover uma oferta, ganhar visibilidade, gerar vendas…usando estratégias criativas.

UNICÓRNIO

Uma startup não cotada na bolsa, mas cujo valor excede os mil milhões de dólares. A Uber está entre as mais famosas e em Portugal a primeira a consegui-lo foi a Farfetch.

MVP

O Produto Mínimo Viável é uma versão inicial de um novo produto: o protótipo mais simples que pode ser comercializado. O objetivo é testar o mais rápido possível e orientar a sua evolução de acordo com os resultados conseguidos.

PITCH

Apresentação rápida, com apenas alguns minutos, para dar a conhecer um projeto a um potencial investidor ou cliente. As startups devem dominar esta ‘arte’ para conseguir a atenção de qualquer público.

PIVOT

Uma rápida mudança de estratégia ou modelo de negócio com o objetivo de responder a uma necessidade detetada pelos clientes.

ESCALABILIDADE

Capacidade de um projeto ou de uma startup para adaptar o seu modelo de negócio a um forte aumento do seu volume de atividade. Concretamente, a capacidade de passar de startup a multinacional.

SCRUM

Agilidade na gestão de projetos. O objetivo é melhorar a produtividade e a inovação dentro do tempo estabelecido.

STAND UP MEETING

Uma reunião onde todos permanecem em pé com o objetivo de limitar a sua duração a apenas 15 minutos. É utilizada para avaliar rapidamente o progresso das tarefas de cada pessoa.

VITAMINA

Uma startup com um projeto para melhorar um serviço já existente.