Talento

Sabe quais foram as melhores empresas na atração e retenção de talento em 2016?

Terminado 2016, é altura de olhar para trás e analisar o que correu bem, o que correu menos bem e que boas ideias devemos replicar no que ano que temos pela frente. Um artigo recentemente publicado no Linkedin Pulse revela quais as empresas que este ano se destacaram como as que melhor souberam atrair e reter talento e mostra o top das mais atrativas em todo o mundo.

A análise é feita por Daniel Roth, Executive Editor do LinkedIn, e alerta para uma realidade que nenhum de nós poderá continuar a ignorar: no futuro, as empresas mais bem-sucedidas serão aquelas que tiverem capacidade de se adaptar. A AT&T veio dizer publicamente este ano que toda a sua força de trabalho, de mais de 280 mil pessoas, precisa de aprender novas competências. A Goldman Sachs, por sua vez, uma das mais conhecidas de Wall Street, veio afirmar este ano que já não é uma instituição financeira, mas sim uma empresa de tecnologia. Dá que pensar, certo?

Praticamente todas as empresas do mundo estão a atravessar uma transformação massiva impulsionada, sobretudo, pela tecnologia. E essas transformações não vão passar pela necessidade de fazer pequenos ‘acertos’ nos produtos ou serviços já existentes, mas sim por ter as pessoas certas, a tomar as decisões certas para o futuro do negócio. Por isso, é cada vez mais urgente atrair e reter os talentos certos, especialmente nesta fase de transição, uma questão que nunca foi tão óbvia como atualmente.

Também por isso, e para partilhar as boas práticas daquilo que já se faz a esse nível, o LinkedIn reuniu recentemente uma lista com as empresas que mais, e melhores, talentos têm atraído nos últimos anos e porquê.

Considerada a maior rede social profissional, o LinkedIn formou este ranking com base nas ações dos seus utilizadores, analisando [literalmente] biliões de ações dos seus mais de 430 milhões de membros.

Algumas das empresas que constam deste ranking não são surpresa nenhuma. Por terem conseguido construir uma forte marca organizacional, são empresas que não precisam de fazer muito para que os melhores do mercado queiram estar junto delas. Mas são, acima de tudo, empresas que sabem como reter os melhores do mercado, aquela que, para nós, é a estratégia mais importante.

Conheça o top 5 das empresas que mais atraem talentos em todo o mundo:

Apple

Para além de ter conseguido sagrar-se como uma das tecnológicas mais inovadoras de sempre, e com os produtos mais desejados por todos os ‘tech lovers’ a nível global, a Apple é também uma das empresas mais atrativas para aqueles à procura de uma oportunidade profissional.

O negócio de retalho da Apple tem uma taxa de retenção de colaboradores superior a 80%, mas de acordo com a Diretora de Recursos Humanos da empresa, Denise Young Smith, são os produtos inovadores da marca que garantem a satisfação dos colaboradores que com ela trabalham. E apesar de ser conhecida a cultura de exigência dentro da empresa, basta uma pequena pesquisa online para encontrar testemunhos de antigos trabalhadores da Apple que garantem que esta é, afinal, uma das empresas mais flexíveis para a qual já trabalharam.

Salesforce

Não haverão certamente muitas empresas de software a pedir conselhos a monges budistas, mas foi isso mesmo que Marc Benioff, CEO da Salesforce, fez recentemente. Com o objetivo de melhorar o bem-estar dos seus colaboradores, o executivo seguiu os conselhos que lhe deram e criou zonas de mindfullness em cada um dos pisos da empresa. É que como refere Benioff, “os colaboradores não podem guiar os clientes para o sucesso se não estiverem a tomar conta de si próprios”. Escusado será dizer que a Salesforce é uma das empresas mais atrativas no LinkedIn.

Facebook

É a rede social mais famosa do mundo e todos os anos atrai um exército dos mais competentes engenheiros informáticos. Porquê? Graças à sua cultura de autonomia que permite que cada um dos seus trabalhadores seja bem-sucedido e possa gerir os seus próprios projetos. De resto, já todos ouvimos falar dos fantásticos benefícios que a empresa oferece à sua equipa: licenças de parentalidade pagas de quatro meses, um dos escritórios mais modernos e bem-equipados do mundo e, não menos importante, o orgulho de poder colocar ‘Team Facebook’ no perfil do LinkedIn.

Google

Esta faz seguramente parte dos ‘primórdios’ das listas de empresas que mais atratividade têm junto da força de trabalho. Ginásios, lavandarias, infantários, ‘montanhas de comida’ gratuitas para todos os que lá trabalham e uma cultura de excelência são seguramente um íman para os melhores do mercado. Não é exagero dizer que a Google é uma das empresas mais obcecadas com o bem-estar e a felicidade dos seus colaboradores, razão pela qual tem uma das equipas mais ‘perfeitas’ do setor da tecnologia e todos os anos recebe centenas de milhões de candidaturas de novos potenciais colaboradores.

Amazon

Já foi uma espécie de ‘Meca’ para os fãs de literatura e hoje é um dos maiores ‘e-retalhistas’ do mundo, vendendo basicamente tudo o que possa imaginar. E apesar de serem conhecidas as suas exigências ao nível do trabalho e cultura organizacional, não é por isso que a Amazon deixa de ser uma das empresas mais atrativas do mundo. Bons salários, regalias e oportunidade de crescimento na carreira são alguns dos motivos apontados.

Conheça o ranking completo.