Tendências

Os Recursos Humanos em 2019: são estas as tendências que vêm aí

Os Recursos Humanos em 2019: são estas as tendências que vêm aí

No ano passado, durante a ExpoRH, conseguimos demonstrar que algumas das tendências que antecipávamos estavam mesmo a tornar-se realidade. A entrar num novo ano, queremos voltar a partilhar consigo aquelas que acreditamos que serão as grandes tendências do setor em 2019.

 

Personalização

Um artigo recentemente publicado pelo HR Trend Institute deixa antever que depois de vários anos focada na estandardização, a área dos Recursos Humanos vai mudar para uma abordagem de foco nas necessidades individuais de cada colaborador.

Frequentemente, durante um processo de recrutamento, é formulada a questão ‘Como é que encontramos a pessoa ideal para o cargo?’ Contudo, no futuro, passará a ser formulada a questão ‘O que podemos aprender com os novos colaboradores que entram na organização?’

Na área da Formação, vamos também assistir a uma mudança para abordagens individualizadas, assim como no design de espaços de trabalho, que vão passar a ser pensados para as necessidades de cada colaborador.

Confiança

Em 2019, vamos também assistir à entrada dos temas relacionados com a Confiança na agenda dos Recursos Humanos. Muitas das ações de RH são criadas sob a assunção de que os colaboradores confiam na sua organização e confiam na tecnologia. Contudo, o seu nível de confiança pode ser hoje mais baixo do que nunca…

De acordo com o estudo ‘Trust in the Workplace’, da EY, menos de metade dos colaboradores das empresas inquiridas dizem confiar muito nas suas atuais empresas, chefias e colegas de trabalho.

No Edelman Trust Barometer , de 2018, ficamos a saber, que a nível global, cerca de 72% dos colaboradores confiam que a sua empresa “fará sempre o que está certo”, uma taxa superior à demonstrada pelos Governos ou pelos Media.

Erosão da Experiência do colaborador

Tem havido muita promoção e conversa à volta dos temas relacionados com a Experiência dos colaboradores nas organizações.  Contudo, a maiorias das estratégias implementadas são criadas a partir do topo para a base e focadas na organização e não nos colaboradores. Segundo HR Trend Institute, o conceito está desagastado e em 2019 não iremos estar focados nele.

Os Humanos nos Recursos

Em 2019, o foco voltará a estar a estar nas pessoas. Sim, os Recursos Humanos têm que ver com pessoas… Antes de analytics e tecnologia, o foco deve estar no comportamento humano. Em primeiro lugar, importa não esquecer que o comportamento humano não é fácil de prever, mesmo com muitos dados na nossa posse. Para além disso, todos nós estamos sujeitos a preconceitos que afetam a forma como lidamos ou interpretamos as situações.

Importa ainda referir que apesar de todas as inovações em Inteligência Artificial (IA), ainda existem muitas tarefas nas quais a tecnologia e a IA têm, e continuarão a ter, dificuldade em competir.