Opinião

Sentido de humor – Ter ou não ter, eis a questão!

Ter sentido de humor ou não: eis a questão

 – Bom dia. Queria um café curto, sff.

 – Queria ou quer?

Aposto que já passou por uma situação destas. E como reagiu? Com um leve sorriso? Alimentou a piada? Ou revirou os olhos?

Qualquer uma das opções pode revelar muito acerca do seu sentido de humor, seja ele apurado, moderado ou simplesmente inexistente. Quem tem sentido de humor apurado pode achar a piada rasteira e simplesmente esboçar um leve sorriso de cortesia. Quem não é dotado de sentido de humor pode revirar os olhos ou simplesmente reformular o pedido para ‘quero um café curto’.

Mas o que isto importa para um blogue de recursos humanos? Tudo! Em 2013, a Forbes publicou as 10 razões que ajudam a explicar porque o humor é importante no local de trabalho. Por norma, as pessoas levam-se demasiado a sério e tendem a achar que o humor tira alguma seriedade às pessoas e às situações. Mas é precisamente o contrário. Uma boa dose de humor alivia o stress, fomenta a criatividade e deixa os outros mais à vontade. Há inclusive estudos que explicam que as pessoas que têm um sentido de humor saudável e positivo tendem a ser vistas como mais agradáveis e mais confiáveis. Além de ser visto como um sinal de inteligência e um poderoso quebra-gelo.

Mas atenção: há humor e humor! Não estou a falar daquele colega que passa o tempo a contar anedotas de loiras e alentejanos! Mas aquelas piadas ou trocadilhos inteligentes, que são um verdadeiro gatilho para um brainstorming de novas ideias e para pensar outside the box. O humor tem o poder de ativar reações químicas no nosso corpo e está provado que faz maravilhas pelo sistema imunitário e que liberta no cérebro serotonina e endorfinas. E sendo o bom humor contagioso estamos perante uma verdadeira situação win-win em contexto empresarial, tanto para empregadores, como colaboradores. Todos temos a ganhar.

Bem, e aquelas pessoas que não têm sentido de humor? Os sisudos? Aqueles que não conseguem perceber uma piada à primeira? A quem temos de desconstruir a piada para acharem piada? ‘Ai não estou a perceber…’ Bem, não ter sentido de humor não é um dos sete pecados mortais e desde que não se transforme em mau humor podemos viver em perfeita harmonia. E sabia que o cérebro não consegue distinguir o sorriso verdadeiro do sorriso amarelo? Pois é, em qualquer uma das situações o resultado são endorfinas à solta. Vale a pena experimentar!

Texto de Sónia Ramalho, jornalista do Grupo IFE