Benefícios

Crédito no Recibo: uma solução para retenção de talentos inovadora e gratuita para as empresas

Crédito no Recibo: uma solução para retenção de talentos inovadora e gratuita para as empresasCrédito no Recibo: uma solução para retenção de talentos inovadora e gratuita para as empresas

logorh-bizz
A oferta de benefícios e suporte aos colaboradores é, de facto, tema constante de dedicação dos RH de empresas dos mais variados portes e seguimentos. Se por um lado a inegável relevância de tal oferta como elemento central no bom relacionamento com os colaboradores se mostra há décadas consolidada, por outro nunca foi tão importante a inovação e oferta de benefícios mais inclusivos e adaptados a uma realidade cada vez mais dinâmica dos trabalhadores.
por Álvaro Amorim, da SalaryFits, e Gonçalo Santos, do Banco BNI Europa

A reinvenção de instrumentos e políticas de benefícios, além de promover o melhor entrelace entre a empresa e os  colaboradores, acaba por decisivamente auxiliar na retenção de talentos caso essas políticas tragam ganhos efetivos e focados nas suas necessidades particulares.

Se o foco das políticas de benefícios deve ser portanto o alcance das necessidades mais preeminentes dos colaboradores, é importante que se tenha em mente um segmento da vida dos mesmos que é usualmente ignorado pelas empresas: as finanças.

Na perspetiva do trabalhador, as exigências financeiras estão sempre relacionadas com outras necessidades do dia-a-dia e isto faz com que uma política de benefícios efetiva não possa esquivar-se do tratamento da questão. Na realidade, o sobre-endividamento financeiro das equipas de colaboradores de empresas possui índices elevados e há um elevado número de empregados que estão de alguma forma endividados de maneira desproporcional às suas exatas condições financeiras, ou ainda que pagam mais do que deveriam por produtos e serviços deste segmento.

O impacto do stress financeiro na produtividade e engagement do trabalhador não pode ser desconsiderado. Dados estatísticos  dão conta do quão importante e eficaz é o envolvimento da empresa na oferta de benefícios e bem-estar financeiro aos seus colaboradores, sendo esta cada vez mais uma tendência das organizações. Engana-se, neste contexto, aquele que imagina que a ação da empresa nesta área possa ser de alguma forma desaconselhável ou invasiva.

Empresas e plataformas de provisão de benefícios têm progressivamente vindo a focar-se nos resultados consistentes de ações voltadas para a inclusão, educação e bem-estar financeiro dos colaboradores. A experiência mostra que o apoio por parte das empresas ao trabalhador é um elemento central para que este possa ter acesso a produtos e serviços que de outra forma não estariam disponíveis com o mesmo nível de qualidade e a custo tão baixo.

Neste contexto, iniciativas como a PuzzleFits têm inovado com produtos como o “Crédito no Recibo”. Plataformas como esta oferecem soluções digitais para a oferta ágil e sem burocracia de produtos em condições melhores que a do mercado, além de promoverem a oferta sustentável de produtos financeiros aos colaboradores, tudo isto sem custo adicional para a empresa.

A plataforma da PuzzleFits permite que as empresas descontem, de forma simples e automatizada, as prestações do crédito diretamente no recibo (salário) dos colaboradores, diminuindo assim significativamente o risco de crédito para a entidade financiadora, permitindo que o custo do crédito para o colaborador seja muito mais baixo que qualquer outro praticado no mercado. Desta forma, a empresa oferece à sua equipa de colaboradores um canal direto de comunicação com a entidade financiadora através da plataforma PuzzleFits e garante um modelo equilibrado, justo e sustentável de contratação de um crédito.

Soluções como estas mostram-se fundamentais para o equilíbrio daqueles que têm necessidades financeiras, sobretudo daqueles que já possuem créditos ao consumo noutras instituições e modalidades, e que assim podem consolidar os mesmos, diminuindo consideravelmente as suas despesas mensais com o serviço dos juros; ou também àqueles que não possuem histórico de crédito com o mercado financeiro mas que têm um emprego estável (imagine por exemplo um estudante recém contratado ou um estrangeiro que fora há pouco alocado a um novo posto de trabalho).

Por consequência, o Crédito no Recibo pela PuzzleFits mostra-se uma ferramenta inovadora e fundamental para que as empresas tenham contributo positivo para a racionalização da situação financeira dos seus colaboradores, com impacto positivo também na sua produtividade e relacionamento com a empresa.

Para mais informações contacte-nos