Liderança

À conversa com…Maria Roman, Diretora de Recursos Humanos do Lidl Portugal

À conversa com…Maria Roman, Diretora de Recursos Humanos do Lidl Portugal

Quais as melhores estratégias para conseguir a confiança das equipas?

A confiança está ligada a uma liderança que acredita na atitude positiva dos membros da equipa.  A relação de confiança deve partir do líder, que enquanto parceiro dos restantes membros, tem a firme convicção de que cada um dá o seu melhor, e que é do êxito da equipa que resulta o sucesso. A confiança é conseguida através de um apoio vivido diariamente com a equipa, o que leva o líder a comunicar, a responsabilizar e a responsabilizar-se com comportamentos íntegros, capazes de levar a equipa a retribuir e agir com o mesmo empenho face aos objetivos a alcançar. Competência e integridade são características fundamentais de um líder confiável, que motiva, envolve e responsabiliza.

Um bom líder é aquele que inspira?

No Lidl temos por base cinco valores de liderança (high five): liderar através da comunicação; contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores; manter o elevado desempenho e dinamismo, criando confiança e agindo de forma justa; e viver a responsabilidade e ser um exemplo. Um bom líder é aquele que coloca no centro da sua tarefa e ação diária o êxito comum. No Lidl o líder é parte da equipa. A sua competência e visão permite orientar e responsabilizar os membros da equipa, enquanto o seu carisma permite estimular a motivação das pessoas, para que cada um dê o seu melhor.  Um bom líder é genuinamente preocupado e generoso com a equipa, e é capaz de lhe dar as ferramentas necessárias para que todos obtenham resultados e cresçam profissionalmente.

A experiência é o caminho para colaboradores mais envolvidos com as organizações?

O envolvimento dos colaboradores com as organizações é resultado do tipo de experiência que estes têm com os valores da empresa. Cabe a cada organização comunicar abertamente, priorizar as suas equipas nas tomadas de decisão e garantir uma coerência de ação que garanta o compromisso e orgulho de todos para com a empresa. No Lidl, acreditamos que todos são possibilitadores, capazes de “fazer do impossível, possível”.