Transformação digital

À conversa com…Rita Xavier, Country Manager RH da Nokia

Gerir equipas que não estão no mesmo espaço físico é um desafio

Quais os maiores desafios de gerir equipas que não estão no mesmo espaço físico?

Gerir equipas que não estão no mesmo espaço físico é um desafio, mas também uma experiência bastante enriquecedora. Aspetos como a comunicação, gestão da motivação e da estrutura organizacional, promoção do espírito de equipa e de relações de proximidade, podem tornar-se verdadeiros desafios quando aliados a situações em que as equipas estão dispersas geograficamente, em diferentes fusos horários e com culturas distintas. Esses são os grandes desafios, hoje e no futuro. A tecnologia facilita cada vez mais a comunicação, mas existe uma necessidade premente de promovermos a liderança e as e as relações interpessoais.

Como vê o futuro do trabalho? Vamos passar a ser todos nómadas digitais?

Na Nokia a tecnologia está presente em tudo o que fazemos, na forma como trabalhamos e nos relacionamos. Devido à atual revolução digital e à mudança dos modelos organizacionais, acreditamos que serão cada vez as empresas a seguir esta tendência. Existe uma nova geração de talentos que deseja contribuir para um propósito comum e que o faz com mobilidade horária, a partir de casa ou de outros lugares, ao seu ritmo, com equilíbrio e autonomia. Estas alterações implicam também mudanças no espaço físico. Os novos escritórios serão espaços abertos e colaborativos, onde os profissionais (talentos internos, empreendedores) desenvolvem novos projetos, interagem e partilham conhecimento, projetos e objetivos comuns. Afinal, somos pessoas, precisaremos sempre de contato físico e de trabalhar para um propósito comum.

A experiência é mesmo o caminho para colaboradores mais envolvidos com as organizações?

Acreditamos que sim, porque a empresa é mais do que seus ativos físicos, é o que sentimos e vivenciamos com nossos líderes, colegas, parceiros e clientes. É nossa experiência que nos leva a referenciar a Nokia aos nossos amigos, a inovar para que ela se fortaleça, compartilhar nas redes sociais, participar em atividades locais e contribuir proativamente para melhores resultados.

O grande desafio que todos temos é garantir um compromisso mais humano e mais estreito de forma contínua e coerente, é por isso que temos eventos locais, como reuniões com todos os colegas, celebração do dia internacional da mulher, doação de sangue etc. Mas queremos mais, queremos que as nossas pessoas venham motivadas todos os dias e não apenas nos dias em que teremos um evento especial. E esse é o desafio, dar o melhor de nós enquanto lideres para que a nossa equipa dê o melhor de si de uma maneira consistente.