Mudança

O novo Design do trabalho

O novo Design do trabalho

Desde pequenas cidades corporativas que permitem aos colaboradores nunca terem que sair do seu local de trabalho para aceder a uma multiplicidade de serviços, a incubadoras, aceleradores, centros de inovação e espaços de cowork. O novo Design do trabalho não se assemelha em nada àquele que conhecíamos há dez anos atrás e, diz quem sabe, traz inúmeros benefícios para as organizações.

De acordo com os especialistas Julie Wagner e Dan Watch, “os espaços que promovem a inovação são manifestações físicas das forças económicas, demográficas e culturais. A natureza transformadora da inovação está a transformar os espaços em locais abertos e flexíveis em que profissões diferentes convergem de forma mais fácil”.

No que aos espaços de trabalho diz respeito, há passos importantes a serem dados sobretudo em Silicon Valley. Um artigo recentemente publicado pela Harvard Busines Review revelava que para as empresas ali sediadas existe uma correlação entre as interações pessoais, a performance e a inovação, estando por isso a construir “catedrais” que refletem isso mesmo.

O novo campus da Google, um dos mais invejados em todo o mundo, foi criado para maximizar encontros que se podem tornar produtivos, a Facebook anunciou que irá colocar milhares de trabalhadores em salas únicas com quilómetros de espaço de trabalho e a Yahoo acabou com os privilégios de trabalho remoto porque acredita que “alguma das melhores decisões e insights vêm de conversas de corredor e de café”. Mas será que estes novos espaços de trabalho resultam mesmo?

“Como é que sabemos se alguma destas abordagens é eficiente? As métricas chave que as empresas usam para medir espaço – custo por metro quadrados- estão focadas em eficiência. Poucas companhias medem se o design do seu espaço ajuda ou prejudica a performance, mas deviam”, alerta a Harvard Business Review.

Esteja ou não a medir a influência do seu espaço de trabalho na performance dos colaboradores, estas são algumas das tendências que estão a revolucionar o Design dos locais de trabalho e às quais não pode ficar indiferente.

O novo design do trabalho: conheça as tendências