Produtividade

5 livros que o vão ajudar a ser mais produtivo

5 livros que o vão ajudar a ser mais produtivo

Tem problemas de gestão de tempo? É cada vez mais comum termos a impressão de que não existem horas suficientes num dia para fazer tudo o que temos para fazer. Resultado? Vivemos absorvidos por emergências e lamentamos não ter tempo para respirar. Mas existem livros que dão dicas simples e que podem ajudar-nos a melhorar a nova eficiência na vida pessoal e profissional e a aumentar a produtividade.

GTD: Fazer Bem as Coisas – A arte de fazer acontecer – David Allen

David Allen tem trabalhado na questão da produtividade nos últimos 20 anos. Nesta obra, apresenta o seu método ‘ultra-eficiente’ de organização pessoal: o método GTD (Get Things Done), que consiste em organizar as tarefas de acordo com um processo estruturado em cinco etapas. O autor promete que quem as completar voltará a ganhar controlo sobre a sua vida.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: lições poderosas para a transformação pessoal – Stephen R. Covey

Este é considerado um livro absolutamente imprescindível para aqueles que precisam de melhorar a sua produtividade a nível pessoal e profissional. O autor descreve os sete hábitos necessários para ser mais eficaz e para identificar as tarefas prioritárias, ao mesmo tempo que o ajuda a definir as regras para a sua própria vida.

186 Hours: You Have More Time Than You Think – Laura Vanderkam

Uma semana tem 168 horas, mas sentimo-nos sempre sem tempo! A autora deste livro partilha conversas com dezenas de pessoas que dividem o seu tempo de forma diferente, mostrando-nos que com uma hierarquização simples das tarefas é possível fazer desporto e até escrever um romance sem desistir da qualidade do seu trabalho e sem deixar de dormir oito horas por noite.

Running Lean: Iterate From Plan A To A Plan That Works – Ash Maurya

Semelhante a um guia, este livro foi escrito a pensar naqueles que são responsáveis pelo desenvolvimento de produtos. Ash Maurya partilha algumas ações que podem ser implementadas e que permitem obter ganhos de eficiência e conseguir um produto final sem perdas de tempo. Essencial para startups!

A Força do Hábito: perceber e corrigir os hábitos na vida e no emprego –  Charles Duhigg

Este livro vai ajudá-lo a perceber porque é que os hábitos estão no cerne de tudo o que fazemos e como podem afetar a nossa produtividade. A mudança de hábitos pode ser demorada e complexa, mas o autor explica de uma forma realista como pode acontecer.

E mais?

Para além destes livros, existem hoje em dia várias técnicas e exercícios que o podem ajudar a aumentar o foco e a concentração e, assim, ser mais produtivo. Falamos, por exemplo, do Mindfulness, que pode ser considerado um processo de autorregulação da atenção e que o pode ajudá-lo a dispersar-se menos nas suas tarefas diárias. Atualmente existem algumas soluções no mercado para aqueles que precisam de aprender a gerir melhor o seu tempo e ser mais produtivos, nomeadamente com a possibilidade de perceber que fatores estão a bloquear a utilização eficaz do tempo; como fazer uma melhor gestão das emoções e comunicar de uma forma mais assertiva; e como desenvolver o foco e a atenção e aumentar a eficácia profissional.