Bem-estar

Benefícios à medida: afinal, o que deseja cada geração?

Benefícios à medida: afinal, o que deseja cada geração?

Seis em cada 10 pessoas refere que um pacote de benefícios atrativo é essencial na altura de analisar uma proposta de trabalho, contudo, 85% destas pessoas afirma que os benefícios oferecidos pelas empresas não prestam o apoio e a flexibilidade que procuram. A conclusão é de um estudo recentemente publicado pelo Barclays, que sublinha a necessidade de criar incentivos à medida de cada colaborador.

As diferenças geracionais, em particular, têm marcado as políticas de Recursos Humanos da maioria das organizações nos últimos anos, contudo, parecem ainda não ser tidas em conta na definição dos benefícios a oferecer pelas empresas.

Um estudo recentemente publicado pela Glassdoor adverte para esta realidade: os Baby Boomers trabalham cada vez mais anos e reformam-se cada vez mais tarde e a Geração X deverá seguir-lhes as pisadas. Os Millennials, também chamados de Geração Y, estão neste momento a integrar as organizações em força e representam já uma enorme percentagem da força de trabalho, contudo, têm expetativas completamente distintas das anteriores gerações.

É o mesmo estudo que refere que “os empregadores que querem oferecer pacotes de benefícios para atrair um alargado espectro de talento em diferentes pontos de carreira devem criar pacotes flexíveis”, contemplando coisas tão distintas como aumentos salariais, seguros de saúde, planos de reforma, tempo livre pago, flexibilidade de horários e oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal.

Sim, sabemos que criar um pacote de benefícios com esta complexidade e flexibilidade exige recursos e trabalho de pesquisa, contudo, é importante que avalie as vantagens de oferecer um plano atrativo para atrair talentos e reter aqueles que já tem.

Para além disso, é importante que tenha em mente que apesar de alguns benefícios poderem exigir investimentos avultados, existem outros tantos que não exigem investimento nenhum e que podem ser apelativos para alguns dos seus colaboradores.

De resto, é importante que tenha os desejos da sua equipa em consideração, até porque poderá surpreender-se com as sugestões.

Veja na Infografia abaixo os benefícios preferidos por cada uma das gerações que atualmente compõem a força de trabalho

Benefícios à medida: afinal, o que deseja cada geração?